Pula a fogueira Francisco

Tradição e novidades aquecem a fogueira de uma das maiores festas juninas do Distrito Federal, o Arraiá do Santuário São Francisco de Assis, no mês oficial das Festas Juninas.

Por Letícia Oliveira

Separe sua roupa junina, e venha comemorar conosco! Já está marcada a data festa que já é tradição para a comunidade local, nesse ano, o Arraiá do Santuário será nos dias 29 e 30 de junho, a partir das 19 horas, e os ingressos custam, apenas R$ 6,00.

Mas, para além da tradição, quem for conferir a festa vai encontrar algumas inovações. O palco em que a Banda Forró com Site vai animar a festa, será bem maior do que o do ano passado, haverá sorteios e rifas durante os dois dias do evento. Quem também terá mais diversidades, com mais produtos, será a Barraca Fitness, que foi um grande sucesso em 2017. A Quadrilha Xamegar, profissional, que se apresentava em apenas um dia, se apresentará nos dois, e a entrada será pelo lado esquerdo do Santuário (do ponto de vista de quem olha para a frente da Igreja), pela Gruta Nossa Senhora de Lourdes e haverá mais barracas na frente do Santuário. Entre as atrações convencionais, haverá muita pipoca, cachorro-quente, quentão, churros, pastel e comidas típicas. O Arraiá Franciscano permanecerá contando com o Espaço Kids, uma comodidade para entreter as crianças, e respeitando ao meio ambiente, haverá a Barraca da Reciclagem.

Em 2017, considerando a rotatividade dos presentes, nos dois dias, mais de quinze mil pessoas passaram pelo local para os festejos juninos. O Administrador Paroquial do Santuário, Frei Bernardo Vitório (OFMConv.), estima que, neste ano, o público será igual, ou maior. Para os organizadores, uma das coisas mais bonitas do Arraiá Franciscano é ver a mobilização de toda a comunidade na realização da Festa. Além das Pastorais vinculadas ao Santuário, que montam as barracas do evento, os fiéis que frequentam a Paróquia também colaboram com doações. O que faz com que a Festa Junina seja um grande sucesso. Marcelo Ponte, coordenador da Pastoral de Eventos, conta que “o crescimento do Santuário e do amor por São Francisco de Assis tem se refletido por toda a comunidade, o que faz da festa um ambiente de alegria, paz e de tranquilidade”, relata, e assim, é possível a participação de toda a família.

Comments are closed.