Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo os mistérios gozosos

1º mistério: Anuncio do Arcanjo Gabriel a Nossa Senhora
Lucas 1:26-37: No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chama Nazaré. Foi uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-se, cheia de graça! O Senhor está com você”! Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. O anjo disse: “Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. Eis que você ficará grávida, terá um filho e dará a ele o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim. ” Maria perguntou ao anjo: “Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem? O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. Olhe a sua parenta Isabel: apesar da velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. Para Deus nada é impossível. ” Maria disse: “Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. ” E o anjo a deixou.

2º mistério: Visita de nossa senhora a sua prima santa Isabel
Lucas 1:39-45: Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se às pressas, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: “Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu. ”

3º mistério: Nascimento do Menino Jesus em Belém
Lucas 2:1-7: Naqueles dias, o imperador Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento em todo o império. Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. José era da família e descendência de Davi. Subiu da cidade de Nazaré, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam em Belém, se completaram os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa.

4º mistério: Apresentação de Jesus no Templo e a purificação de Nossa Senhora
5º mistério: A perda e o encontro de Jesus no Templo

Por que dia 25 de dezembro?
Segundo estudiosos a data de 25 de dezembro foi escolhida para a celebração do Natal na tentativa da Igreja de Roma derrubar a festa pagã do Natalis (solis) incicti, já que esta data não é o dia oficial do nascimento do Menino Jesus.
O Imperador Aureliano (275 d. C.) oficializou a festa em culto ao sol, celebrada no solstício de inverno e simbolizava a vitória do sol sobre as trevas que acontecia durante todo o ano.
Foi quando a Igreja visou purificar a celebração pagã, dando outro significado, o do nascimento do Salvador, como o sol, a luz dos cristãos.

Fonte: formacao.cancaonova.com/