Dia de Dom Bosco

João Bosco nasceu em 1815, na Itália, em uma família de camponeses. Quando ainda bebê se torna órfão de pai e sua mãe teve que cuidar dele e dos outros irmãos.
O santo recebeu uma educação humana e religiosa, mas devido a falta do pai, teve que se dedicar aos trabalhos no campo para ajudar sua família. Tempos depois, com a ajuda dos de casa e vizinhos, conseguiu entrar para o seminário de Chieri.
Morreu em 1888, sendo beatificado em 1929 e canonizado em 1934 pelo papa Pio XI.

 

O santo sonhador
Dom Bosco tinha muitos sonhos proféticos, os que mais se destacam foram dois. Um quando era criança. Havia sonhado com jovens violentos, na qual intervia da mesma forma. Nossa Senhora aparece e lhe fala para ele ser manso, forte e amoroso, ajudando assim os jovens.
Um de seus lemas era “basta que sejais jovens para que eu vos ame”, e a Igreja o consagra o santo da juventude.
O outro se refere a nova capital do Brasil, curiosamente país em que nunca esteve. Em 1883, o santo sonhou que viajava passando pela Colômbia até a Argentina e chegando aos paralelos 15 e 20 graus, o anjo que lhe acompanhava, dizia que era a terra prometida. Mais de setenta anos depois, foi inaugurada a cidade Brasília, exatamente dentro do intervalo de coordenadas mencionando na visão do santo e emoldurada pelo Lago Paranoá.

 

As fundações
Em 1859, junto com um grupo de jovens educadores, fundou a Congregação dos Salesianos, anos depois criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e os Cooperadores Salesianos. Construiu uma basílica em homenagem à Nossa Senhora Auxiliadora e fundou 60 casas salesianas em seis países.

 

Oração a São João Bosco pelos jovens
Ó São João Bosco, que de forma incansável doastes toda sua vida ao bem e a salvação da juventude, merecendo ser chamado pela Igreja de “pai e mestre dos adolescentes”. Cientes de serem os adolescentes e jovens a porção mais delicada da sociedade; reconhecendo as particulares necessidades que os envolvem nesta importante etapa de desenvolvimento na vida; desejosos de que alcancem um sadio e completo amadurecimento que os fortaleça na fé e lhes assegure uma inserção positiva e cidadã na sociedade; recorremos à vossa especial intercessão, ó Dom Bosco, para que alcance de Deus nosso Pai as graças de que tanto necessitam. Vos pedimos, ó Dom Bosco, pelos adolescentes e jovens das nossas famílias, por todos aqueles que vivem em situação de maior pobreza ou exposição aos vícios, por aqueles que ingressam no mundo do trabalho, pelos que, desassistidos ou desorientados, entraram no caminho infracional e estão privados de sua liberdade; enfim, por todos aqueles que tanto amastes e aos quais dedicastes a sua vida até o seu último respiro. Que a proteção da Virgem Auxiliadora, que recebestes como Mãe e Mestra, e a vossa intercessão, ó querido Dom Bosco, amparem e assistam à juventude e a todos nós que acorremos a vós com especial devoção. Rezar: Ave-Maria, Pai Nosso e Glória ao Pai.

 

Dom Bosco, rogai pela juventude e por nossa Brasília!

 

Paz e bem!

 

Fontes: https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/01/31/s--joao-bosco--presbitero--fundador-dos-salesianos--pai-e-mestre.html
https://arqbrasilia.com.br/brasilia-celebra-dia-de-dom-bosco-nesta-sexta/
https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/dom-bosco-o-santo-que-gastou-sua-vida-por-uma-juventude-santa/
http://www.paroquiadombosco.org.br/lermais_materias.php?cd_materias=668&friurl=-Dom-Bosco-profetizou-a-construcao-de-Brasilia-no-seculo-19-
https://franciscanos.org.br/carisma/santos-franciscanos