Novena de São Francisco – Primeiro dia

Novena a São Francisco de Assis

A Ordem Seráfica Franciscana (OFM, OFMConv, OFMCap, OSC, OFS e TOR) inicia hoje o novenário em honra ao nosso Seráfico Pai São Francisco de Assis em preparação para a sua solenidade.

PRIMEIRO DIA DA NOVENA
Tema: São Francisco e a Perfeita Obediência

Leitura das admoestações de São Francisco:
3ª ADMOESTAÇÃO: DA OBEDIÊNCIA PERFEITA
1. Diz o Senhor no Evangelho: “Quem não renuncia a tudo que possui não pode ser meu discípulo” (Lc 14,33), 2 e: “Quem quiser salvar sua alma, perdê-la-á” (Mt 16,25). 3 Abandona tudo quanto possui e perde seu corpo o homem que a si mesmo se ofereci todo à obediência nas mãos de seu prelado. 4 E tudo quanto faz e diz, sabendo não ser contra a vontade dele, e sendo bom o que faz, é obediência verdadeira. 5 E sempre que o súdito perceber coisas melhores e mais útil à sua alma que as ordenadas pelo prelado, sacrifique voluntariamente as suas a Deus, e empenhe-se em plenificar em obra as coisas que são do prelado, 6 pois essa e a caritativa obediência porque satisfaz a Deus e ao próximo. 7 E se o prelado ordenar algo contra a alma, não lhe é lícito obedecer-lhe, mas não se separa dele. 8 E se, por isso, tiver de suportar perseguição de alguns, ame-os mais diligentemente por causa de Deus. 9 Pois, quem prefere sustentar perseguição a querer separar-se de seus irmãos, permanece verdadeiramente na perfeita obediência, porque expõe sua alma “por seus irmãos” (Jo 15,13). 10 Há, pois, muitos religiosos que, em vista de coisas melhores do que as ordenadas por seus prelados, “olham para trás” (Lc 9,62) e “retornam ao vômito de sua vontade própria” (Pr 26,11). Esses são homicidas e, por seus maus exemplos, põe a perder muitas almas.
EM LOUVOR DE CRISTO.
Amém!

Oração: Ó glorioso Deus altíssimo,iluminai as trevas do meu coração, concedei-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito. Dai-me! Senhor, o reto sentir e conhecer, a fim de que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabais de dar-me. Amém.
Pai nosso…
Ave Maria…
Glória ao Pai…