Confraria

confraria

 

Atualmente com 155 grupos, com 10 famílias cada.

A Confraria São Francisco de Assis é um movimento dos devotos de São Francisco, que buscam bênçãos e graças para os lares dos nossos fiéis por meio da Capelinha de São Francisco de Assis. A Capelinha é uma réplica do nosso Santuário São Francisco de Assis. A destinação da capelinha é peregrinar pelos lares de todos os que tem fome e sede de paz, seja entre os brasilienses, seja por onde mais nos for orientado pelo Seráfico Pai!

Cada devoto e família recebe São Francisco em seu lar uma vez por mês, durante três dias, em honra à Santíssima Trindade, e é chamado de confrade ou confreira de São Francisco. É necessário que esse devoto pertença a um grupo de 10 (dez) famílias e que este grupo, chamado de Confraria, tenha um responsável, chamado de guardião, por zelar pela manutenção da capelinha e para garantir que todos os lares ligados a essa confraria a recebam corretamente.

A coordenação da confraria auxilia aos devotos que desejam receber a capelinha a montarem suas confrarias.

 

Como nasceu a devoção às capelinhas

Foi numa tarde de oração a São Miguel Arcanjo, durante a Quaresma Franciscana de São Miguel Arcanjo, no Santuário, que nasceram as Capelinhas de São Francisco de Assis. Por meio de uma inspiração divina concedida ao nosso pároco na época, frei Fabrício Nogueira, enquanto ele rezava pedindo luzes de Deus para a melhor condução do Santuário e dos fiéis. Assim, o Espírito Santo do Senhor tocou o coração do frei e mostrou a ele a imagem de uma capelinha, com o formato do Santuário, dedicada à São Francisco, o Mensageiro da Paz. Nesta visão, Deus pediu que as famílias fossem visitadas pela capelinha e lhes concedesse graças, bênçãos, milagres, libertações e paz em todos os lares em que estivesse presente. Nessa visão, também foi pedida a criação de um dia de honra a São Francisco de Assis, para que ele voltasse a ser um santo amado e cultuado no Distrito Federal e no Brasil. O Santuário institui a missa de São Francisco de Assis, realizada todo dia 4 de cada mês. Nessa missa, a confraria abençoa as capelinhas e acolhe novos confrades e confreiras.

Convidamos a todos os devotos de São Francisco de Assis para mais esse compromisso Sagrado!

 

Coordenadores: Marcelo Maia e Iraci