Santuario Sao Francisco de Assis

Papai Noel é um santo e se chama São Nicolau

Por volta do ano de 270 nasceu Nicolau, na antiga cidade de Pátara onde hoje é a Turquia. Era filho de pais ricos e depois da morte deles, herdou toda a herança da qual administrava com o intuito de ajudar os pobres.

Dedicou sua vida a Deus e por este motivo, na cidade de Mira, foi aclamado bispo e conhecido pelos milagres que por ele Deus concedia.

Hoje em dia São Nicolau de Mira é muito venerado no Oriente e também no Ocidente. Em uma cidade italiana, em Bari, os fiéis podem ver as relíquias do bom velhinho.

Tradição dos presentes

Nicolau retrata a bondade, caridade e a partilha dos presentes é uma forma de compartilhar a felicidade pelo nascimento do Menino Jesus, e nesta alegria o santo dava presentes secretos aos mais necessitados. No Natal quem faz aniversário é Jesus e ele recebe o incenso, mirra e ouro dos três reis magos, daí vem o costume da troca de presentes no dia 25 de dezembro.

Realmente, o Papai Noel que desce da chaminé na véspera de Natal para deixar brinquedos para as crianças, este não existiu, mas viveu um homem bom que dedicou a sua vida à esta caridade e é santo, São Nicolau de Mira.