Santuario Sao Francisco de Assis

Tempo do Advento e Campanha para a Evangelização

Advento é o tempo litúrgico que antecede o Natal. Começa dia primeiro de dezembro e vai até a véspera do nascimento de Jesus, dia 24. Como se pode observar nas missas deste período, há a Coroa do Advento no altar da igreja, onde tem quatro velas que são acesas um por uma a cada domingo até o dia 25 quando todas estão acionadas. Outro fato é de que o “Glória” fica guardado para o dia 25, por justamente, esperar com alegria o grande acontecimento da história, o dia em que deus vem ao mundo.

Como é tempo natalino, as casas, ruas e igrejas ficam enfeitadas com árvores, muitas luzes e o tradicional presépio, criação de São Francisco de Assis no século XIII. Na época ele quis retratar o nascimento de Jesus com os personagens feitos de argila e assim popularizou-se. O dia certo para montá-lo é no primeiro fim de semana do Advento.

Além do Advento, neste período a igreja anuncia a Campanha para a Evangelização que tem como tema “Cuida dele”, remetendo a parábola do Bom Samaritano. Foi lançada no último domingo (17) pela Confederação Nacional dos Bispos (CNBB) e tem por objetivo inspirar o compromisso do cristão em ter o cuidado com o próximo e com o anúncio da palavra.
As coletas serão realizadas nos dias 14 e 15 de dezembro e servem para garantir recursos para a ação pastoral.

Fontes: comshalom.org, cleofas.com.br, pai eterno.com.br, CNBB.com