Entenda o que é o Capítulo Provincial Ordinário

Na Ordem Franciscana existem três Capítulos: o Geral, Provincial e o Local, cada um com suas devidas características. Foram criadas no tempo de São Francisco de Assis com o objetivo de promover a fraternidade entre os frades.


São Francisco dividiu este encontro em duas fases: a primeira trataria sobre as coisas de Deus e temas relacionados ao assunto, e ordenou que de dois em dois anunciassem a paz e a penitência ao mundo. A segunda seria após a missão e deveria prestar contas dos atos que tiveram durante o período missionário. Desta forma, foram constituídos os elementos de um capítulo: a vida espiritual, organização da vida comum e da apostólica.
Durante uma semana, ao começar dia 25 de novembro, os frades se reunirão para a Segunda Fase do V Capítulo Provincial Ordinário da Província de São Maximiliano Maria Kolbe, que teve como tema "Retornar ao encantamento e restaurar o significado profundo", para decidirem as atividades que deverão ser feitas nos próximos quatro anos (2020-2023), o envio de cada frei para as comunidades pertencentes a Província e suas respectivas paróquias.
O definidor geral, frei Rogério Xavier, explicou durante a Primeira Fase realizada em outubro, em Brasília, que a grande importância do Capítulo é unir, criar relações, pontes, ser capaz de promover a fraternidade e contagiar as comunidades para que também percorram o caminho franciscano. Neste período eles definiram o novo ministro provincial, frei Gilberto de Jesus e os integrantes do governo provincial.


Fontes: franciscano.org.br