Foi iniciada nesta segunda-feira (07) a 1ª Fase do V Capítulo Provincial Ordinário da Província

Na tarde de ontem (07), se iniciou no Centro Franciscano de Educação e Cultura (CFEC), em Brasília, a 1ª Fase do V Capítulo Provincial Ordinário da Província São Maximiliano Maria Kolbe. Seguindo a vontade do Seráfico Pai São Francisco, os frades se reúnem para um período de reflexão e debate, em que, iluminados pelo Espírito Santo de Deus, irão analisar o último quadriênio na Província (2015 – 2019).
Esta fase do Capítulo, que ocorrerá até a próxima sexta-feira, 11, também tem como objetivo escolher os frades que ocuparão os principais cargos provinciais, coordenando as atividades franciscanas pelo próximo quadriênio (2020 – 2023). Também será eleito, ainda esta semana, o novo Ministro Provincial que guiará a Província seguindo os valores da paz e do bem e promovendo o carisma franciscano.
A abertura realizou por volta das 15h com a “Oração Nona” e a introdução espiritual feita pelo Frei Rogério Xavier (OFMConv.), o Assistente Geral da Federação da América Latina e Caribe (FALC). Acompanhado do Ministro Geral, Frei Carlos Trovarelli (OFMConv.), o Frei Rogério buscou chamar a atenção para a Parábola do Bom Samaritano (Lucas 10:25-37).
“Muitas vezes, ao examinarmos esta passagem, ficamos presos ao focarmos somente em dois lados: o sacerdote e o levita em uma ponta e o samaritano na outra. No entanto, principalmente nós, os frades, nunca nos colocamos no lugar do homem que está no chão precisando de ajuda”, argumentou Frei Rogério ressaltando o fato dos frades também serem humanos e necessitarem de cuidados.
Após uma pausa para o lanche um período dedicado à reflexão, todos reuniram-se na Capela da Casa de Formação São Francisco de Assis. Lá, juntamente os formandos do pós-noviciado, foi celebrada uma Santa Missa presidida pelo Frei Carlos Trovarelli. Após o jantar, ainda teve uma reunião do Conselho de Presidência do Capítulo.


Fonte: franciscano.org.br/comunicacoes/noticias/