Somos mais que vencedores naquele que nos amou até a morte na cruz

Notícias

A cruz de Cristo deve ser motivação para ressignificar a vida

Texto: Ana Bratriz dos Santos e Kelsiane Nunes
Fotos: Kelsiane Nunes 

No Santuário, os fiéis puderam participar das celebrações da Paixão de Cristo em dois momentos: às 15h, com a presidência de Frei Flávio Freitas (OFMConv), e às 19h, presidida por Frei João Benedito (OFMConv ).


Frei Flávio, durante a homilia proferida na celebração das 15h, convidou a comunidade a olhar para o mistério da cruz, que é o mistério da dor, e seguir adiante. Jesus sofreu como qualquer ser humano na sua Paixão, e fez isso por amor aos homens. “A cruz é a visão do Cristo que reina”. Mesmo sendo o pior castigo sentenciado pelos romanos aos malfeitores, o celebrante nos lembrou que os primeiros cristãos não se envergonhavam da cruz. E o próprio São Paulo traduziu a cruz como sinal de glória. O senhorio de Cristo se revela na ressurreição, mas se apoia na cruz. “Do alto da cruz Jesus resgata a capacidade do homem de sentir compaixão”.

IMG 8930

“A cruz é a visão do Cristo que reina”, disse Frei Flávio aos fiéis. 


Confira a íntegra da homilia da celebração da Paixão de Cristo presidida por Frei Flávio.


<iframe width="560" height="315" src="/

" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>


“O que nós celebramos hoje, que não é um convite a chorar a morte de Jesus, mas sim uma passagem de fé”, afirmou Frei João Benedito durante a homilia da celebração das 19h. Ele afirma que o convite vale para nós que há mais de um ano que estamos convivendo com as mortes ocasionadas por conta da pandemia. “É o momento de nós nos apoiarmos na história de nosso Salvador para a partir de sua paixão, morte e ressureição darmos um novo significado a essa nossa história”, completou.


Ao analisar o evangelho de São João, Frei João Benedito afirmou que é na cruz que Cristo demonstra a sua divindade e realeza e se apresenta como salvação para nós. “A paixão segundo São João é uma grande narração da glória de Jesus, a glória que se manifesta sobretudo na cruz, da sua liberdade”, explicou.


Confira a íntegra da homilia da celebração da Paixão de Cristo presidida por Frei João Benedito.

<iframe width="560" height="315" src="/

" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>