Mártir da Caridade: Festa de São Maximiliano celebrada no Convento e Santuário Jardim da Imaculada

No dia 14 de agosto, a Igreja celebra a Festa de São Maximiliano Maria Kolbe, o mártir da caridade (clique aqui e saiba mais). Fundador do apostolado que mais tarde viria a ser chamado de Milícia da Imaculada (MI), o santo queria conquistar o mundo para Cristo pela Imaculada. Ao chegarem ao Brasil, os primeiros missionários da futura Província São Maximiliano Kolbe, buscando continuar a obra Kolbiana, fundaram então na década de 1970 o Convento e Santuário Jardim da Imaculada, na Cidade Ocidental (GO).

Para festejar o padroeiro da Província e do Santuário, foi celebrada ontem (14) uma Santa Missa e, como já é uma tradição aos frades e formandos da região de Brasília e entorno, anualmente, nesta data, todos se reúnem no Jardim da Imaculada para celebrar a Festa Kolbiana e refletirem sobre a obra e os ensinamentos do Santo.

A Eucaristia foi presidida pelo Ministro Provincial, Frei Marcelo Veronez (OFMConv.); e concelebrada pelos frades Amilton Nascimento (OFMConv.), Fabrício Nogueira (OFMConv.), Geraldo Leite (OFMConv.) e Wagner Faustino (OFMConv.). Estiveram presentes ainda alguns fiéis benfeitores das obras provinciais.

Em sua homilia, o provincial falou sobre as necessidades atuais da Igreja e de como precisamos de pessoas criativas e pessoas que tenham atitude, destacando como São Maximiliano foi exatamente os dois tipos de pessoas. “A criatividade falada não serve pra nada. Ela precisa ser projetada”, explicou o Frei Marcelo.

Ainda nesta perspectiva, o Frei Marcelo destacou duas fotos históricas do mártir da caridade: 1 – o Santo trabalhando em alguns projetos e circundado por uma enorme papelada; 2 – acompanhado de muitos outros sacerdotes, o Santo está com uma bicicleta, o que representa sua ação e atitude para pôr em prática o que havia planejado.

“São Maximiliano deu trabalho ao seu provincial”, afirmou Frei Marcelo. “Ele estava sempre com ideias novas. Ele estudava e projetava. Assim, estava sempre à frente do seu tempo. Pensar em uma revista naquela época foi uma inovação. Planejar missões ao Brasil no início do século XX também foi uma novidade para o seu tempo”, concluiu o provincial.

O Presidente Nacional da MI, Marcelo Menezes, fez uma pequena homenagem a São Maximiliano, tratando de sua importância para a difusão do Dogma da Imaculada. A Santa Missa também foi ocasião para que o Frei Fabrício confraternizasse com seus irmãos os seus 14 anos de Vida Religiosa. Em seguida, foi realizada a procissão e bênção da Imaculada Mídia Web. Logo após, os frades partilharam de um almoço fraterno e a tarde foi dedicada para momentos de lazer e convivência.

 

Imaculada Mídia Web

São Maximiliano Maria Kolbe é considerado o Patrono da Imprensa, já que o fundador da Milícia da Imaculada valorizava a força dos meios de comunicação para a evangelização. Desta forma, desde o Capítulo Provincial de 2015, foram definidos alguns objetivos a serem alcançados no Convento e Santuário Jardim da Imaculada.

Então o Frei Amilton Nascimento (OFMConv.) trabalhou durante 1,2 ano em um projeto para seguir a Missão e os ensinamentos kolbianos. Assim, foi inaugurado nesta Festa de São Maximiliano a “Imaculada Mídia Web, um trabalho que que se concretizou nos estúdios de rádio e TV com transmissão online de programas de entretenimento, informação e evangelização que auxiliem na propagação do Carisma Franciscano.

 

Fonte: http://franciscano.org.br/comunicacoes/noticias/item/1459-martir-da-caridade-festa-de-sao-maximiliano-celebrada-no-convento-e-santuario-jardim-da-imaculada