Mosteiro de Santa Clara do Deus Trino: celebrada a Festa de Santa Clara de Assis

Foi celebrada no último domingo (11), às 10h, a Santa Missa Solene em ação de graças à Festa de Santa Clara de Assis, no Mosteiro de Santa Clara do Deus Trino, em Brazlândia (DF). Com a igreja lotada, as pessoas se organizavam para participar da celebração tanto do lado de dentro, quanto fora. Estiveram presentes muitos fiéis, Irmãs Franciscanas da Sagrada Família em clausura e membros da Ordem Franciscana Secular (OFS).

A Eucaristia foi presidida pelo Ministro Provincial, Frei Marcelo Veronez (OFMConv.) e concelebrada pelo Frei Bernardo Vitório (OFMConv.), o diretor espiritual das Clarissas no Mosteiro, o Padre Massimo Catterin da Nunciatura Apostólica e ainda o Padre Xavier Batista da Canção Nova. Compondo a Liturgia, estiveram algumas irmãs da Clausura e também os frades da Casa de Formação de Pós-Noviciado “São Francisco de Assis”.

Em nome das Clarissas, o Frei Bernardo acolheu o Ministro Provincial e os outros celebrantes. Em sua homilia, o provincial falou sobre os três pontos de Santa Clara que devemos prestar atenção. “A resiliência clariana não se trata de aceitar a dor, mas sim de enfrenta-la e tirar dela um aprendizado. Assim como a Santa o fez durante sua vida”, explicou o Frei Marcelo.

“A altíssima pobreza de Santa Clara”, continuou ele “refere-se ao seu desapego pelas coisas materiais, tal qual o Pobrezinho de Assis. Ela livrou-se dos bens deste mundo para libertar-se de si mesmo” disse. Concluindo a sua mensagem, o provincial disse “e, por último, está a alegria de Santa Clara de Assis. O grande produto da resiliência e da liberdade é a própria felicidade. O quanto mais buscamos ser transparentes, mais felizes somos”, concluiu ele.

 

Fonte: http://www.franciscano.org.br/comunicacoes/noticias/item/1461-mosteiro-de-santa-clara-do-deus-trino-celebrada-a-festa-de-santa-clara-de-assis