Santuario Sao Francisco de Assis

A Santa Ceia é a prefiguração do sacrifício de Cristo na cruz

Ao se despedir dos apóstolos, além de nos deixar uma lição de amor ao próximo, Cristo institui os sacramentos da Santa Eucaristia e da Ordem Sacerdotal

Mensagem Litúrgica da solenidade da Santa Ceia do Senhor
Primeira Leitura: Êxodo 12,1-8.11-14
Salmo Responsorial: Salmo 115
Segunda Leitura: 1 Coríntios 11,23-26
Anúncio do Evangelho (Jo 13,1-15)

Texto: Kelsiane Nunes

Fotos: Aureni Brito e Valcir Rosa

Hoje (01), foi celebrada Santa Ceia do Senhor. A despedida de Cristo dos apóstolos também é o momento em que Ele instituiu os sacramentos da Santa Eucaristia e da Ordem Sacerdotal. A memória deste momento foi celebrada em dois momentos no Santuário: na missa das 18h celebrada por Frei Jailton e às 20h por Frei João Benedito.

Durante a homilia da missa das 18h, Frei Jailton advertiu que assim como Jesus nos mostrou que devemos servir aos irmãos, ao lavar os pés dos apóstolos, nós que comungamos a Santa Eucaristia devemos adotar a mesma atitude. “Nossa força está no serviço”, afirmou. “Não tem como ser Igreja sem ter esse sentimento de compaixão pelo outro”, complementou.

“Nossa força está no serviço” afirmou Frei Jailton a meditar sobre o ato de Jesus ao lavar os pés dos apóstolos

Frei João Benedito, que celebrou a missa das 20h, explicou, durante a homilia, que ao se despedir dos apóstolos na última ceia, Cristo demonstra por meio do pão e do vinho a vontade de se doar a nós. “De algum modo, hoje, nós podemos dizer que é a celebração ritual da Páscoa”, afirmou. Na Santa Ceia, segundo o celebrante, Jesus ritualiza o seu sacrifício e pede para que continuemos a vivê-lo em nossos dias.

O celebrante também afirmou que durante a Santa Ceia, o amor fraterno expresso no serviço aos irmãos foi um gesto fundamental de Cristo para nós, além de instituir a Eucaristia e o Sacramento da Ordem. Ele alertou que muitas vezes esquecemos deste grande ensinamento.

 

Confira na íntegra a homilia proferida por Frei Jailton e  Frei João Benedito durante a missa das 18h: