Santuario Sao Francisco de Assis

A Semana das semanas vivida intensamente pela comunidade do SSFA

A Semana Santa de 2020 do Santuário São Francisco de Assis foi emocionante e totalmente diferente dos anos anteriores. Devido à pandemia que estamos vivendo, os fiéis não puderam participar presencialmente, mas participaram com os ramos pendurados nas portas, com as toalhas estendidas nas janelas e com muita reverência toda vez que os carros de som passavam pelas quadras.

No Domingo de Ramos, pela manhã, os carros de som saíram da Igreja com frades do Santuário e da Casa de Formação para abençoar os ramos dos fiéis nas quadras. Um dos carros fez o itinerário da Asa Norte e o outro foi para o Noroeste. Nas redes sociais, a Bênção dos Ramos foi um grande sucesso, com um forte engajamento, milhares de pessoas diziam o “amém” a cada invocação dos frades, a cada parada, pediam a intercessão para as suas necessidades, a saúde de suas famílias, a saúde da comunidade franciscana e a saúde de Brasília, do Brasil e do mundo. Tudo foi transmitido pela Pastoral da Comunicação nas redes sociais, o que gerou no Facebook um alcance orgânico de 186.194 pessoas no quesito “reações, comentários e compartilhamentos”, além de 99.957 cliques. Toda a transmissão do percurso do Noroeste foi acompanhada por mais de mil pessoas no momento da live e compartilhada por mais de 500 pessoas. A missa do Domingo de Ramos também foi transmitida pela internet e contou com a participação de vários fiéis. Clique na imagem para ver mais fotos.

Na Sexta-Feira Santa houve a celebração da Paixão do Senhor, às 15h, com transmissão nas redes sociais. Logo depois, os frades levaram a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo nos carros de som para que acontecesse a adoração da Santa Cruz. Dois carros percorreram a Asa Norte e o Noroeste e várias toalhas vermelhas estavam penduradas nas janelas. A emoção tomou conta de muitos fiéis, que ajoelharam-se diante do carro de som, acenaram e choraram diante da oportunidade de adorar a Cruz Sagrada de Cristo em um momento tão difícil como o que estamos vivendo. À noite, de volta ao Santuário, Frei Pedro OFMConv. celebrou a Via Sacra que foi transmitida nas redes sociais. Outros frades e irmãs franciscanas da Sagrada Família de Maria também participaram desse belo momento e rezaram junto com o Frei a mesma Via Sacra rezada pelo Papa Francisco, com mensagens dos detentos de Pádua e reflexões sobre a vida sofrida dos presos.

No sábado Santo, às 10h, ocorreu uma live simultânea sobre a ressureição de Jesus e a nossa, com a participação do nosso Pároco e Reitor Frei João Benedito OFMConv. e de Letícia Oliveira, da Pascom. A Solene Vigília Pascal foi transmitida, às 19h, nas redes sociais e contou com a participação de muitos fiéis. No domingo de Páscoa houve uma missa às 8h, e mais duas missas (às 11h40, com retransmissão às 17h e 19h. O Cristo também foi levado para os fiéis nos carros de som para a Adoração Eucarística, tanto na Asa Norte, quanto no Noroeste. Houve muita emoção e os paroquianos agradeceram a oportunidade de ver Jesus tão de perto.

Foi uma Semana Santa marcada por muita doação dos frades, do nosso Pároco e Reitor e da Pastoral da Comunicação, que transmitiu todos os eventos. Na simplicidade, Deus foi agindo em nossos corações e em toda comunidade: dos freis aos leigos. E ao final de tudo, foi possível celebrar a glória do Cristo que morreu, ressuscitou e vivo está. “A Igreja está vazia, mas nosso povo de Deus esteve junto, recebeu nossas bênçãos, em suas casas, não desobedeceu formando aglomerações, acompanhou nossas transmissões nas redes sociais, foi o povo de Deus recebendo as graças de Deus e ressignificando essa memória tão importante da Igreja”, afirmou Frei João Benedito.