Santuario Sao Francisco de Assis

Arte e sagrado se unem em belo concerto de Natal executado pela banda de música do Batalhão de Polícia do Exército

Entre uma música e outra foram proclamadas leituras bíblicas que levavam os fiéis a refletir e a entrar no espírito do Natal. Ao final do concerto, que teve início às 20h e durou cerca de duas horas, a plateia não queria ir embora e a banda acabou atendendo ao pedido do público de tocar mais uma música.

Texto: Patrícia Gomes

Fotos: Valcir Araújo

“A Igreja sempre foi lugar das grandes manifestações da arte: música, plástica arquitetura. O sagrado nos leva a arte e a arte nos leva ao sagrado. Assim nos reunimos neste lugar, onde o rito sempre impera, para hoje dar lugar a arte musical e deixar que sejamos invadidos pela beleza para contemplarmos o sagrado e entrarmos, ou nos aprofundarmos, no espírito do Natal”. Foi com essas palavras que nosso Pároco e Reitor, Frei João Benedito, deu início ao belo concerto realizado no sábado (18/12) na nave do Santuário.

A banda de música do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília levou dezenas de paroquianos a contemplar o belo espetáculo. Ao todo, foram executadas 12 canções: desde a “Ave Maria de Gaunod” até um pout pourri de canções do astro pop Michael Jackson. Também foi executada a música “Então é Natal”, que foi gravada em 1971 por John Lennon e Yoko Ono como forma de protesto contra a guerra do Vietnã. No Brasil, a canção foi regravada em 1995 pela cantora Simone que resultou na venda de mais de 1,5 milhões de cópias do álbum “25 de Dezembro”.

Um dos pontos altos do concerto foi durante a execução da canção Halleluiah, música do cantor e compositor canadense Leonard Cohen, gravada originalmente em 1984. Durante o concerto, a música foi cantada por um dos integrantes da banda, o que levou o público a vibrar bastante. A canção já obteve inúmeras versões cantadas por diversos artistas do mundo inteiro e é considerada por muitos uma das melhores músicas de todos os tempos.

 

Entre uma música e outra foram proclamadas leituras bíblicas que levaram os fiéis a refletir e a entrar no espírito do Natal. Ao final do concerto, que teve início às 20h e durou cerca de duas horas, a plateia não queria ir embora e a banda acabou atendendo ao pedido do público de tocar mais uma música. Assim, foi executado novamente um clássico que não pode faltar em nenhum Natal: Noite Feliz. A canção foi cantada de forma brilhante pela paroquiana e integrante da pastoral da música, Ívia, que também cantou o hino nacional. Ao final do espetáculo, era nítida a alegria dos paroquianos que, com certeza, já aguardam o próximo concerto.

O Frei João Benedito fez questão de ressaltar que na Europa já existe uma tradição de concertos que antecedem o Natal como forma de levar as pessoas a vivenciar o espírito natalino. Ele pretende realizar mais concertos no Santuário, a fim de que se torne uma prática comum. O Frei também lembrou que o nosso carisma franciscano nos leva a contemplar a arte em todas as suas formas, tendo em vista que o nosso Pai Seráfico São Francisco de Assis era um grande apreciador da arte e um verdadeiro poeta.

 Banda de música do BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO DE BRASÍLIA

A banda teve como primeiro Mestre de Música e fundador o Subtenente EZEQUIEL PORTUGUÊS DE SOUZA, que juntamente com músicos classificados no Batalhão, iniciaram, em 31 de maio de 1990, a construção da história desta gloriosa Banda de Música no Planalto Central Brasileiro. Entre as várias missões que a Banda de Música do BPEB emprestou seu brilho e profissionalismo, destacam-se as participações em honra ao Presidente da República, em cerimônias no Gabinete do Comandante do Exército, em formaturas nas diversas Organizações Militares subordinadas ao Comando Militar do Planalto e em tocatas nos estabelecimentos de ensino público privado. Através da música, a Banda vem mantendo-se em sintonia com vários segmentos da sociedade, participando de forma atuante junto à comunidade e se constituindo num grande marco cultural do nosso povo. Nesse contexto, destaca-se sua participação no intercâmbio cultural entre Bandas Militares do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Atualmente, sob a regência do Primeiro Tenente JESUS DE NAZARENO FERREIRA e tendo como Mestre de Música o Subtenente JOSÉ MARCOS FERREIRA, a Banda de Música do BPEB conta com 65 integrantes.