Santuario Sao Francisco de Assis

Conselho Pastoral Paroquial inicia novo mandato

O órgão consultivo tem por objetivo coordenar as ações pastorais da paróquia.

No último domingo (20), foi dado início ao mandato do novo Conselho Pastoral Paroquial (CPP). Atualmente composto por 18 integrantes, o CPP tem como missão auxiliar a comunidade paroquial planejando, organizando e coordenando as atividades pastorais. “A presença do Conselho Pastoral Paroquial na comunidade é uma exigência de uma igreja que quer ser comunhão”, destacou Frei João Benedito, reitor e pároco do Santuário, durante cerimônia que deu posse ao grupo de representantes. Os conselheiros foram admitidos durante a Santa Missa das 19h.

Presidido pelo pároco, o CPP é um órgão consultivo que possui um estatuto próprio, proposto pela Arquidiocese de Brasília. Além disso ele tem vigários e diáconos como membros natos e como membros eleitos um participante do Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos, religiosos e representantes das pastorais, movimentos e serviços paroquias. Além disso, possui membros indicados pelo pároco de acordo com as necessidades da paróquia. É prerrogativa que todos os membros do CPP sejam envolvidos com as atividades pastorais da comunidade paroquial do Santuário.

Por ter uma comunidade grande e diversa – composta por mais de 32 pastorais, movimentos e obras – em busca da efetividade das ações, o pároco optou por dividi-la em 10 grandes grupos em que cada um é representado por um paroquiano. A escolha dos membros eleitos foi feita por meio de indicação das pastorais e movimentos, enviadas ao Frei João Benedito até a última quinta-feira (17).

“Essa presença de leigos que comigo possam conduzir e animar essa comunidade paroquial é importante para que nós possamos nos questionar o que que nós, Igreja de Cristo, podemos e queremos fazer nesta parcela do povo de Deus que nos é confiada”, declarou Frei João Benedito.

Ações coordenadas

Com o intuito de promover mais união entre as pastorais e movimentos, o pároco indicou três membros para atuarem nessa nova gestão como coordenadores gerais das pastorais do Santuário. Fábio Nogueira de Souza, Larissa Pedroza e Uiara Costa Matos terão a missão de coordenar as ações pastorais e de promover a comunhão entre todas as realidades paroquias presentes no Santuário.

Representantes paroquiais

Confira os demais membros que compõe o Conselho:

Presidente do Conselho:

Frei João Benedito Ferreira Araujo
Frei João Benedito Ferreira Araujo

 

Membros natos:

Membros indicados pelo pároco:

 

Membros eleitos: