Santuario Sao Francisco de Assis

Deus reina na vida daqueles que fazem do bem

Mensagem Litúrgica da solenidade do Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo,
22 de novembro de 2020
Primeira Leitura: Ezequiel 34,11-12.15-17; Salmo: 22/23;
Segunda Leitura 1 Coríntios 15,20-26.28; Evangelho: Mt 25, 31-46

 

“A solenidade de Cristo Rei fecha o ano litúrgico. A festa de hoje nos lembra que Cristo está acima de qualquer outra santidade, reina sobre o Universo todo”, disse Frei Gilberto de Jesus (OFMconv) aos fiéis durante a homilia da missa do último domingo (22). Ao meditar sobre o Evangelho, o celebrante afirmou que “a passagem nos fala do juízo final sob a luz das bem aventuranças. O julgamento de Cristo para conosco é a caridade, o amor aos irmãos. E a gente acredita que já ama aqueles que convivem conosco. Mas nós precisamos amar a Deus e ao próximo, com a lição do amor. Quem faz a obra , o Bem, ao próximo é aquele que demostra santidade. Amar ao próximo é a condição para a verdadeira santidade”, afirmou.

O provincial continuou a reflexão:

“A 2ª carta aos Corintios nos deixa claro que carregamos a marca do egoísmo como herança do pecado original, para que sejamos salvos, o Senhor quer de nós a cura dessa ferida, que é o pecado. De que maneira? Se a morte veio por nós por Adão, a vida eterna vem para nós pelo Cristo. A semente da vida eterna está em cada um de nós, plantada pelo Batismo. Cristo será o Rei de nossas vidas, nossas famílias, nossa sociedade se nós praticarmos o amor ao próximo.

Hoje, a gente critica Deus por permitir o Mal no mundo, mas Deus nos deu o livre-arbítrio e essas escolhas são nossas e o desejo de Deus é que a gente escolha o Bem. Para isso, Jesus precisa ser o Rei de nossas vidas. Para que sejamos os bem-aventurados que o Evangelho de hoje nos apresenta. O Evangelho nos mostra com clareza a importância de estarmos em comunhão com Deus. Nós somos convidados a sermos os bem-aventurados, a vencer a ferida do egoísmo por meio da graça que nos foi dada pelo batismo.”

Texto: Ana Beatriz Santos Foto: Fotos por Fernando Carlomagno