Santuario Sao Francisco de Assis

Eles ficaram em casa, e receberam as bênçãos de Ramos

Em tempos de pandemia, foi com muita emoção que recebemos os nossos frades e, das janelas, e das portas das suas casas, agitamos os ramos e fomos abençoados. Para as próximas saídas, o pároco pede que coloquemos toalhas em nossas janelas.

Por Letícia Oliveira

“A 316 acabou de ser abençoada, foi muito emocionante, eles entraram na quadra, pararam o carro entre o meu bloco e o bloco vizinho, cantamos, rezamos, foi abençoado, foi dada a bênção, foi muito emocionante, muito lindo, muito obrigada a todos que tiveram essa iniciativa, em especial ao Frei João Benedito, foi uma bênção, eu fiquei muito emocionada, muito obrigada”, foi o depoimento de Hildegart Maria de Castro Rick, socióloga e antropóloga aposentada, no grupo Oficial das Pastorais do Santuário, assim que o carro de som deixou a SQN 316. E assim foi por todas as quadras do itinerário montado pelos frades, na Asa Norte e no Noroeste. No carro da Asa Norte estiveram Frei Beneval Soares OFMConv., e outros dois frades.  Para ver mais fotos, clique na imagem abaixo.

Jeovane Santos, bancário, membro da Comunidade Santo Antônio de Pádua, no Noroeste, orientou o carro que levou Frei Paulo Maria OFMConv., e também mais dois frades da Casa de Formação pela comunidade. Ele contou um pouco sobre como foi a emoção por lá, “foi um privilégio. Assisti e me emocionei em todos os lugares. O rosto das pessoas. Quantos choraram, quantos se reverenciaram. Jesus estava conosco o tempo todo. Agradeço a Ele por participar de tudo”, declarou Jeovane. Marina Luongo, nutricionista, também falar sobre o momento, “foi muito bonita a bênção dos freis em nosso bairro. Vimos várias janelas decoradas com ramos e ramos sendo agitados ao longo da passagem da Santa Cruz. Num momento de inseguranças e incertezas, Nosso Senhor nos abençoa dentro de nossas próprias cassas, para que vivamos a Semana Santa conforme nos pede a Santa Igreja, com amor, constância e devoção”.

Nas redes sociais, a Bênção dos Ramos também foi um grande sucesso, com um forte engajamento, milhares de pessoas diziam o “amém” a cada invocação dos frades, a cada parada, pediam a intercessão para as suas necessidades, a saúde de suas famílias, a saúde da comunidade franciscana e a saúde de Brasília, do Brasil e do mundo. E como disse Frei João Benedito OFMConv., durante a homilia da missa das 19 horas, “a Igreja está vazia, mas nosso povo de Deus esteve junto, recebeu nossas bênçãos, em suas casas, não desobedeceu formando aglomerações, acompanhou nossas transmissões nas redes sociais, foi o povo de Deus levando o Domingo de Ramos para os seus corações e tendo a oportunidade de ressignificar essa memória da Igreja tão importante”, lembrou o Pároco e Reitor. A Pastoral da Comunicação acompanhou o engajamento nas redes, e a página do Santuário no Facebook um alcance orgânico de 186.194 pessoas no quesito “reações, comentários e compartilhamentos, e 99.957 cliques. Toda a transmissão do percurso do Noroeste foi acompanhada por mais de mil pessoas no momento da live e compartilhada por mais de 500 pessoas.

Vejam alguns depoimentos durante a transmissão dos percursos: “Obrigado a todos os Freis do Santuário São Francisco de Assis por estarem nos aproximando de Deus nesse período tão difícil”, Joyce Snidarsis, “Que emoção! Maravilha a Igreja levar esta bênção a todos nós que não podemos ir à Igreja. Deus abençoe”, Maria Tereza Bastos, “Abençoa Senhor, minha casa e dos meus filhos! Amém, Senhor!”, Maria Júlia Furtado, “Abençoa Senhor minha casa e minha família! Olhai pelo mundo inteiro!”, Romilda Medeiros, “O Senhor passeia entre nós… Aproveitemos este Momento de Graça!”, Lídice Oliveira, “Senhor, proteja minha família e do mundo inteiro amém!”, Wilma Maria Lopes, “Obrigada Jesus, tu és a nossa proteção, a nossa confiança, nossa esperança, e do Senhor que virá o nosso socorro, Jesus, Amém!”, Divina Reis, e “Eu creio que Jesus vai dar um fim neste corona vírus. Ó Deus de misericórdia, atendei nossos pedidos. Abençoe nosso mundo, nosso Brasil e nossas famílias, amém!”, Nilson Rodrigues.

Os frades do Santuário providenciarão mais dois momentos de devoção para este tempo forte, no mesmo modelo da Benção de Ramos. No Dia da Paixão do Senhor, sexta-feira, após a celebração da Paixão que será transmitida na página do Santuário no Facebook, os carros sairão por volta das 17h. Nesse dia, também na homilia da missa das 19h do domingo, Frei João Benedito pediu à comunidade para pendurar toalhas vermelhas em suas janelas para realizarem a Adoração da Cruz. Os frades sairão também em dois itinerários, Asa Norte e Noroeste. O itinerário do Noroeste foi mudado para começar das quadras finais (da SQNW 111/311 até SQNW 102), para atender a mais pessoas da Comunidade Santo Antônio de Pádua.

E, no domingo de Páscoa, haverá a Adoração Eucarística, a partir das 9h30. Os dois carros sairão novamente para abençoar o final da Asa Norte (quadras 114, 314, 514 e 714 a 116, 316, 516 e 716), e o Noroeste para levar o Santíssimo Sacramento para a comunidade. Para esse momento, o pároco e reitor pede à comunidade para pendurarem toalhas brancas em suas portas. Lembramos à comunidade, assim como na bênção dos Ramos, não forme aglomerações.

Importante lembrar que o Santuário está com uma extensa programação para a Semana Santa que pode ser vista clicando aqui, e que será compartilhada em nossas redes sociais (FacebookInstagram YouTube). É muito importante que você se mantenha em casa, principalmente aqueles que estão no grupo de risco. Tenha a certeza de que os frades do Santuário estão em permanente oração por nossa comunidade. E que Deus segue conosco! Confie e ore! Fique em casa!