Santuario Sao Francisco de Assis

Franciscanos conventuais de toda a América Latina reúnem-se no México

Desde a última segunda-feira (13), ministros e custódios provinciais dos países da América Latina se reúnem na Cidade do México, México, para o encontro da Federação da América Latina e Caribe (FALC). O evento tem por objetivo avaliar e planejar a caminhada dos franciscanos conventuais na região para este ano. Também irão refletir sobre o 202º Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores Conventuais, realizado em 2019, no Sacro Convento, em Assis, Itália.

No primeiro dia, os frades falaram sobre a realidade de seus países, como a missão é exercida e como estava a expectativa de suas jurisdições para o trabalho missionário. No dia seguinte, apresentaram a situação de cada Pastoral Vocacional, e como a forma em que está sendo anunciado o Evangelho através da internet e dos meios de comunicação. Também abordaram a formação em todos os níveis, aspectos comuns na América Latina, e por último, a possibilidade de realizarem reuniões entre os formados do noviciado.

Na quarta-feira (15) foram expostas as motivações do provincial, e as exigências dos serviços que encorajam a missão de estar à frente de uma jurisdição. Na parte da tarde, teve uma palestra sobre abuso por parte dos clérigos, e os desafios de se lidar com esta situação. Ontem a programação foi voltada a visita da Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, e o Centro Histórico da capital mexicana.

“Neste período, tivemos a oportunidade de conhecer a história da Igreja e dos irmãos conventuais aqui no México”, explicou o ministro da Província São Maximiliano Maria Kolbe Frei Gilberto de Jesus, sobre o que aconteceu durante os dias de assembleia. Outras jurisdições da OFMConv. do Brasil participaram: Custódia Provincial São Boaventura do Brasil, do Maranhão; Província São Francisco de Assis, de São Paulo; e a Custódia Provincial Imaculada Conceição do Brasil, do Rio de Janeiro.

Fonte: Mateus Lincoln – Assessoria de Comunicação da Cúria Provincial São Maximiliano Kolbe – Brasília.