Santuario Sao Francisco de Assis

Mensagem do Ministro Provincial para o Natal

Desejo que essa carta encontre todos em paz e em concórdia neste belíssimo tempo do Natal. “Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel, que significa: Deus conosco” (Mt 1,23). Sentimos essa presença de Deus com nossa Província nestes períodos da primeira fase e segunda fase do V Capítulo Provincial Ordinário. Sabemos que a Província São Maximiliano tem sua origem a partir da Canonização do Santo dos Tempos Difíceis, mas também do testemunho de vida consagrada dos inúmeros frades falecidos e ainda vivos, sendo de grande primazia o incansável Cavaleiro da Imaculada, Dom Frei Agostinho.

Este tempo de Natal resgata aspectos importantes de nossa espiritualidade franciscana testemunhada na ocasião em que São Francisco vivenciou o seu amor a Cristo, a Encarnação na compreensão do Natal. “O santo passou o serão de pé diante do presépio, pleno de compaixão e cheio de uma alegria inexprimível. Por fim, celebraram a missa com a manjedoura a fazer de altar e o sacerdote sentiu um fervor nunca antes experimentado” (1Cel 85). É nesse espírito de gratidão a Deus que reconhecemos a sua misericórdia com todos nós, frades, nossa Província São Maximiliano M. Kolbe e as múltiplas formas de ação: apostolado, pastoreio nas paróquias, nos santuários, nos sacramentos da confissão, nas visitas aos enfermos, na evangelização pelos meios de Comunicação, pelas diversas iniciativas sociais, pela missão no Amazonas e o atendimento aos ribeirinhos e indígenas. De fato, nossa Província manifesta de formas diversas os valores importantes da grandeza do coração de nossos confrades.

É nessa perspectiva de valorização da iniciativa de Deus em nosso meio, bem como nas diversas respostas a esse chamado divino em nossa vida consagrada, que finalizamos o ano desejando a todos os confrades os verdadeiros ensejos da paz e do bem. Desejo um feliz natal com muita gratidão a Deus e a cada um dos irmãos pela entrega, sacrifício e doação constante à Vida Consagrada. Que a Virgem Santíssima, a mulher da promessa, revele em suas vidas o Emanuel, o Deus conosco para que nunca falte o óleo do Espírito Santo em suas lâmpadas da Vida Consagrada.

Em Francisco e em Maximiliano, que Deus vos abençoe sempre! Amém!

Frei Gilberto de Jesus (OFMConv.), Ministro Provincial.

Fonte: franciscano.org.br/comunicacoes/noticias/