Santuario Sao Francisco de Assis

Preocupação com cada detalhe traduz a reforma na sala dos vicentinos

Percebe-se o carinho estampado desde o vaso de hortênsias azuladas que acompanha a imagem de Nossa Senhora até o belo quadro pintado a óleo com a imagem de São Francisco, adquirido da artista Norma Autuori.

Preocupados com a necessidade de atrair e manter mais jovens para compor o grupo de Vicentinos do Santuário São Francisco de Assis, o grupo realizou, no último ano, uma reforma nas instalações físicas, promovendo uma adaptação às necessidades de um potencial público jovem. Clique na imagem abaixo e veja mais fotos do ambiente antes e depois da colaboração da Design de Interiores Norma Leine.

O ambiente fora planejado de forma a facilitar o desempenho das atividades realizadas pelos Vicentinos, tais como preparação das sacolas semanais de alimentos, armazenagem de objetos diversos doados, estocagem de gêneros alimentícios e ainda tarefas relacionadas a escritório.

Um grande desafio

A conciliação do espaço de 38 m2afim de atender às diversas funções do ambiente, com o mínimo possível de gastos, mostrou-se tarefa para um profissional. E por isso a consócia Adriana Laus convidou Leine. A designer elaborou três versões do projeto, até que obteve a aprovação final do grupo e desenvolveu o projeto de layout do espaço. Norma disse que a força para a conclusão dos trabalhos veio da santificação, “poder contribuir com a transformação desse ambiente foi maravilhoso. A cada dia de trabalho pedia ao Espírito Santo que me iluminasse. Acredito que ganhei mais do que as pessoas beneficiadas pela minha dedicação”, contou alegremente a designer.

A reforma do ambiente englobou a criação de novos pontos elétricos, substituição de luminárias antigas por painéis de LED, pintura, instalação de armários e prateleiras. Além disso, uma cortina em tecido fora providenciada para uma estante de alvenaria já existente, de forma a sanar o problema da poluição visual. Toda essa transformação contou com a aprovação do Frei Rafael Normando OFMConv., pároco do Santuário à época.

Posteriormente houve um minucioso trabalho de organização, que mais uma vez contou com a participação de Norma Leine. Os artigos de higiene e limpeza foram acondicionados em separado dos alimentos, assim como os materiais de papelaria e os objetos provenientes de doações. Cada coisa em seu devido lugar, como diz o jargão.

Adriana Laus contou que foi um trabalho e tanto, “sinto-me feliz com os resultados. Acredito que um ambiente mais organizado, limpo e acolhedor pode influenciar positivamente na dinâmica do trabalho e na motivação dos voluntários. Conseguimos com a reforma transmitir uma imagem de zelo e organização, utilizando a sala como um cartão de visitas”.

A cereja do bolo está nos delicados arranjos de folhagens que funcionam como centros de mesa, e nos vasinhos de porcelana estampados com pássaros em homenagem a São Francisco. Os passarinhos estão presentes ainda nos charmosos saquinhos de coleta de dinheiro utilizados durante as reuniões, confeccionados em tecido. “O ambiente agora está pronto para treinamentos e bate-papos, para uma acolhedora recepção aos jovens do Crisma e às crianças da Catequese, para o recebimento de visitas, e de padres, para um cafezinho”, contou entusiasmada Adriana.

Para custear o projeto, o grupo dos Vicentinos dos Santuário contaram com o apoio de mais de trinta patrocinadores, que receberam cartas de agradecimento. Alguns deles foram ainda presenteados com um bookmark feito com flores naturais prensadas, confeccionados pela artista Lígia Aquino. O patrocinador Daniel de Oliveira falou de sua satisfação ao ter contribuído financeiramente para o projeto: “O espaço destinado ao trabalho voluntário merece um tratamento especial e fazer parte da sua transformação é gratificante. Seja um benfeitor também e fortaleça essa corrente do bem!”, convidou Daniel. 

A SSVP

O grupo de Vicentinos do Santuário São Francisco de Assis, desde 1982, dedica-se à caridade por meio da visita domiciliar aos pobres, levando a eles amizade, pão e fraternidade. É vinculado à Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), fundada em 1833, em Paris, por um pequeno grupo de jovens católicos estudantes de direito.

A sala está de portas abertas para você! Conheça o trabalho dos vicentinos.

Agradecimentos

O grupo dos Vicentinos agradece, ao Frei Rafael Normando OFMConv., ex-pároco do Santuário São Francisco de Assis. Aos membros da Comissão de Reforma, Adriana Laus, Marcelo Martins, Simone Soares e Walace de Miranda. À designer de interiores e personal organizer Norma Leine. Aos patrocinadores do grupo dos Vicentinos, Adriana Laus, Ana Cláudia de Medeiros Silva, Edgar Chaves Moreira, Cyro Severo, Eduardo Tsukamoto, Emanuel, Francisco Renato Luz, João Batista, Luiz Silva Lima, Simone Soares, Walace Vece de Miranda, Marcelo Martins e Valdemar de Miranda Gomes, o construtor. E também à equipe da Secretaria do Santuário, Nara, Maria do Carmo, Iara, Márcia e Eduardo.

Houve ainda patrocinadores que não participam do grupo dos Vicentinos, a quem também o grupo agradece, Antônio Rodrigo Machado, Cláudia Pires, Christiane Peixoto, Daniel Oliveira, Edson Sallum, Elaine Cristina de França Laus, Fernando Bontempo, Gilberto Porto, Laila de Oliveira, Leandro Estrela, Luciana Bortolotti, Maria do Carmo Silva, à arquiteta voluntária Lorena Gallo, à nutricionista voluntária Clíslian Luzia da Silva, Patrícia Gonçalves Santos, Paula Parente, Sandra Silva, Sônia Severo, Tatiana Guskow, ao fund-raiser Thiago Bueno de Oliveira e a Tyago Pereira Barbosa.

Ainda, aos empresários, Norma Leine, da Norma Leine Interiores e Organizer; Fabrício Trindade, da Amorim, Trindade, Kanitz e Russomano Advogados; Flávia Mazzoco, da Mazzoco Móveis Planejados; Juliano Lopes, da JML Consultoria e Eventos; Marcelo de França Laus, especialista em equipamentos audiovisuais da Amigos do Som; e Michele Souto, da Clio Atelier.