Santuario Sao Francisco de Assis

Provincial saúda os novos párocos

Por ocasião das posses dos novos párocos das paróquias e santuários da Província São Maximiliano Kolbe, o Ministro Provincial, Frei Gilberto de Jesus (OFMConv.), saúda aos frades pelo novo caminho a ser trilhado neste quadriênio. O provincial, parabenizou aqueles que já foram empossados e felicitou aqueles que ainda tomarão posse. Confira as saudações logo abaixo!

SAUDAÇÃO AOS NOVOS PÁROCOS

Santuário São José

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Logo no dia 12, o Frei Herton Alcântara dos Santos (OFMConv.) foi empossado como pároco do Santuário São José, em Niquelândia (GO). Presidindo a Eucaristia estava o Pe. Francisco Agamenilton Damascena, o Administrador Diocesano de Uruaçu (GO). Estiveram presentes ainda o Ministro Provincial, Frei Gilberto de Jesus (OFMConv.), os vigários do Santuário Frei Jailton Docílio (OFMConv.) e Frei José Maria Stankiewicz (OFMConv.), o vigário da Igreja Santa Tereza (Uruaçu), Pe. Gilson, além dos sacerdotes da cidade, como os Padres Wolney e Cléber.

 

Paróquia Nossa Senhora das Mercês

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na última quarta-feira, 17, foi celebrada em Manaus (AM), a Santa Missa de posse do Frei Hoslan Guedes (OFMConv.) como pároco da Paróquia Nossa Senhora das Mercês. Presidindo a Eucaristia estava o arcebispo da arquidiocese da capital amazonense, Dom Sérgio Eduardo Castriani (CSSp). No dia seguinte, 18, ocorreu a posse na área Missionária São Maximiliano Kolbe.
Estiveram presentes ainda o Frei Pedro Rodrigues (OFMConv.), que foi o antigo pároco, o Frei Décio Cruz (OFMConv.), vigário paroquial e o Frei Flávio Amorim, ex-missionário da Amazônia. Também participou da Missa o Monsenhor José Carlos Sabino. “Foi uma celebração simples e muito bonita”, disse Frei Hoslan.

 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No último sábado (14) foi celebrada a Santa Missa de posse do Frei Givaldo Domingos de Oliveira (OFMConv.) na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em João Pessoa (PB). A celebração foi presidida pelo Pe. Luiz Júnior, Vigário Geral da Arquidiocese da Paraíba.

 

Paróquia Santo Antônio do Menino Deus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já no dia seguinte (15) foi a vez de ser celebrada a Santa Missa de posse do Frei Evilásio Andrade (OFMConv.) na Paróquia Santo Antônio do Menino Deus, localizada na capital paraibana. Sendo presidida também pelo Pe. Luiz, a celebração foi acompanhada por todos os grupos e pastorais da comunidade.

 

Colégio São José

No dia 17, o Frei Israel Sobrinho (OFMConv.), assumiu a diretoria do Colégio Santo Antônio (CSA), em Cidade Ocidental. Na ocasião, estava sendo celebrada pelo Ministro Provincial, Frei Gilberto de Jesus (OFMConv.), a Santa Missa em ação de graças pela formatura dos alunos do Jardim II, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e ainda do 3º ano do Ensino Médio. Durante a celebração, o Frei Carlos Oliveira (OFMConv.), ex-diretor do CSA, deu as boas-vindas ao provincial e ao Frei Israel, incentivando o trabalho dos colaboradores e agradecendo aos funcionários pelo companheirismo.

Na homilia, o Frei Gilberto ressaltou como os pais devem demonstrar colaboração para com os filhos e com o próprio colégio. O novo diretor agradeceu pela confiança recebida para o novo encargo e pediu a todos para que pudessem divulgar o CSA, assumindo-o como missão para o bem das famílias e da sociedade.

Santuário de Nossa Senhora das Candeias

Também no dia 17, o Frei Thiago Noronha (OFMConv.), foi empossado como o pároco do Santuário de Nossa Senhora das Candeias, em Candeias (BA). A Santa Missa foi presidida pelo Bispo da Diocese de Camaçari (BA), Dom João Carlos Petrini (SCJ). Estiveram presentes alguns frades da região, como o Frei Evilásio de Andrade (OFMConv.), pároco da Paróquia Santo Antônio do Menino Deus, em João Pessoa (PB); e o Frei Jorge Luiz (OFMConv.), antigo pároco do Santuário (o frade agora fará parte do Convento Nossa Senhora de Fátima, em Feira de Santana – BA).

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Na noite desta quinta-feira (19) foi celebrada pelo Arcebispo Emérito, Dom Itamar Vian, a Santa Missa de posse do Frei James Fernandes (OFMConv.). Estiveram presentes, o antigo pároco, Frei Fernando de Araújo (OFMConv.), o delegado regional Frei Evilásio de Andrade (OFMConv.), o Frei Thiago Noronha (OFMConv.), novo pároco do Santuário de Nossa Senhora das Candeias e o Frei Jorge Luiz (OFMConv.), novo vigário da comunidade.

Na homilia, Dom Itamar agradeceu a Deus e a comunidade pelas orações em intercessão por sua recuperação. Continuou sua reflexão, referindo-se ao documento 109 da CNBB, falando sobre os quatro pilares que norteiam a

Evangelização na Igreja do Brasil. Assim, o bispo emérito elencou:
• a Missão do pároco é priorizar os ensinamentos de Deus;
• fazer com que a Eucaristia seja bem celebrada e chegue a todos;
• manter a caridade, o serviço aos necessitados, doentes e idosos;
• estar no meio do povo e cuidar das pessoas, tanto espiritualmente, quanto materialmente.

Já o Frei James, agradeceu ao antigo pároco e vigários pelos trabalhos realizados. “Devemos ser discípulos e missionários do Senhor”, disse o novo pároco pedindo as orações dos fiéis para que ele consiga o céu para si e para eles. O Frei Evilásio leu uma mensagem enviada pelo provincial, Frei Gilberto de Jesus (OFMConv.), que desejou ao Frei James sabedoria e bênçãos divinas para servir o povo e a Deus como um Bom Pastor.

Paróquia Santo Antônio de Pádua

Ontem (19) na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Tefé (AM), Dom Fernando Barbosa, Bispo da Prelazia de Tefé, celebrou a Santa Missa de posse do Frei Givaldo Batista (OFMConv.) como pároco. Na ocasião, estiveram presentes 4 diáconos 5 sacerdotes diocesanos. O prelado celebrou profissão do Frei Givaldo e, logo em seguida, fez a despedida do Frei José Adriano.

Em sua mensagem à comunidade, o novo pároco destacou, “estou chegando para estar com todos os paroquianos e paroquianas como irmão de vocês. Devemos rezar uns pelos outros e deixar que o Grande Amor que é o Deus Vivo, esteja sempre em nosso meio”.

 

Pedimos as orações por aqueles que nos próximos dias assumirão a sua missão como párocos e encargos provinciais:

• Paróquia São Francisco de Assis do Valparaíso de Goiás/GO – 21 de dezembro – Frei Almir Rodrigues Siqueira
• Paróquia S. Antônio de Pádua da Cidade Ocidental/GO – 22 de dezembro – Frei Alexandre da Silva Lima
• Paróquia Imaculada Conceição do Novo Gama/GO – 28 de dezembro – Frei Adailton Borges Gomes Jr.
• Paróquia São Maximiliano Kolbe de A. L. de Goiás/GO – 29 de dezembro – Frei Rômulo Albuquerque
• Paróquia Santa Clara de Assis de Anápolis/GO – 05 de janeiro – Frei José Nasareno S. Santos
• Paróquia N. S. de Fátima em Juruá/AM – 05 de janeiro – Frei Francisco Ferreira Silva
Rendemos graças a Deus, pela disponibilidade dos nossos irmãos em assumir a sua nova missão.

 

Fonte: franciscano.org.br/comunicacoes/noticias/