Santuario Sao Francisco de Assis

Quem será o vencedor? Quem dirá a última palavra?

Por toda a Quaresma do Senhor, haverá no Santuário São Francisco de Assis mais uma edição da Via Sacra Franciscana.

Será às sextas-feiras, após a Santa Missa das 19h, na Nave Superior, de 28 de fevereiro a 3 de abril de 2020.

“[…] a paixão de Jesus é a história de toda a humanidade: a história onde os bons são humilhados, os mansos agredidos, os honestos… Espezinhados e os puros de coração são cinicamente escarnecidos!”

Cardeal Ângelo Comastri

Venha viver conosco a Via Crúcis do Nosso Senhor Jesus Cristo!

Na secretaria do Santuário você pode adquirir o livreto com as orações da Via Sacra por R$ 10,00

O que é a Via Crúcis?

É a prática devocional religiosa em que os fiéis percorrem o caminho de Jesus, do Pretório de Pôncio Pilatos até o Monte Calvário, orando e louvando a memória da Via Dolorosa de Cristo.

A quaresma é o tempo litúrgico destinado às práticas penitenciais, visando à conversão do coração, ou melhor, é um tempo fecundo de preparação para a vida nova com Cristo Ressuscitado. O tempo quaresmal é demarcado pela forte experiência devocional do povo cristão, pelos exercícios de piedade solenemente praticados por inúmeros cristão que nos antecederam, na feliz busca de conversão e conformidade à vida evangélica.

Dentre as formas de piedade cristã está a oração da Via Crúcis (que quer dizer Via Sacra em Latim). Desde os primórdios do cristianismo, homens e mulheres, manifestaram uma profunda veneração pelos lugares que demarcaram a paixão e morte de nosso Senhor Jesus Cristo. Desta piedade nasceram as expedições, chamadas de peregrinações ara os lugares sagrados, chamados depois de estações, etapas e Via Dolorosa.

A devoção à Via Sacra é, contudo, uma oração meditativa: consiste na oração piedosa de acompanhar os passos de Jesus, meditando o seu caminho sofrido desde o tribunal de Pilatos até o Calvário.

Via Sacra Franciscana sacra será animada pelos frades do Santuário com a colaboração da Pastoral Litúrgica.