Santuario Sao Francisco de Assis

Somos chamados a viver um novo Pentecostes

Assembleia paroquial discute novos desafios e os preparativos para os 40 anos da Paróquia

 

Reunião também marcou a transição do mandado dos membros do Conselho Paroquial de Pastoral

Dezenas de representantes das pastorais e movimentos do Santuário São Francisco de Assis se reuniram no último sábado (19) com o pároco e reitor, Frei João Benedito, durante a Assembleia Pastoral Paroquial que teve como objetivo analisar os trabalhos desenvolvidos pelas pastorais e traçar metas para o futuro da paróquia.

“É o momento de ouvir a comunidade para avaliarmos o passado e pensar no futuro já que hoje nós começamos as celebrações dos 40 anos de criação da nossa comunidade paroquial”, explicou o pároco. “Nós estávamos aqui não representando a nós mesmos, mas, atrás de cada participante, nós temos diversas pessoas, grupos e mais grupos”, declarou.

O encontro foi realizado no auditório do Instituto São Boa Ventura, das 8h30 às 17h30, e contou com a presença de membros da atual e da futura gestão do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP). Voluntários da equipe da acolhida ficaram responsáveis por garantir que as medidas sanitárias fossem atendidas durante todo o encontro.

No período da manhã, os participantes foram instigados a refletir e discutir em grupos as ações que as pastorais e movimentos do Santuário estão desenvolvendo e os desafios que precisam enfrentar para melhorar ainda mais o serviço de evangelização. Para Marcelo Maia, coordenador do movimento das Capelinha de São Francisco de Assis, esses momentos são importantes pois proporcionam reflexões acerca da realidade de cada pastoral e movimento. “Esse processo fez com que as pessoas direcionassem o seu pensar na pastoral (que coordena)”. Além disso, ele afirma que foi um momento de partilha e intercâmbio de informações entre os presentes.

À tarde, Frei João Benedito apresentou os resultados de algumas ações realizadas pelo Santuário como o Serviço Fraterno Santa Dulce dos Pobres, projeto que recebeu elogio do Padre José (Padre Guiseppe Rinaldi), vigário da paróquia desde 1984. Segundo o sacerdote, o projeto trouxe de volta o aspecto socio-caritativo da paróquia.

A reunião entre os representantes paroquiais também serviu para iniciar o planejamento da celebração dos 40 anos da criação da comunidade paroquial. “A partir de agora, o CPP vai pegar todas as sugestões que foram feitas pelos participantes da assembleia e vai ser feito um programa de todo o ano”, contou o pároco.

Desafios futuros

Durante a reunião, o pároco também apresentou a necessidade de realizar obras estruturais no Santuário, como a restauração da rede hidráulica, manutenção preventiva em algumas vigas estruturais e substituição do piso da nave superior. Ele explicou que o projeto será detalhado pelo Conselho Econômico Pastoral.

Frei João compartilhou que conta com o engajamento das pastorais e movimentos para a realização de ações com o objetivo de angariar o montante necessário para a realização das obras.

Representante da Pastoral Familiar Tatiana Lima entende que os desafios são enormes, mas confia que se houver sinergia entre os paroquianos será possível realizar as obras. “É uma comunidade muito grande e que se empenha naquilo que está fazendo”, disse. “Só acho que deve ser bem estruturado, ter transparência e envolver todos os movimentos e pastorais em prol disso pela urgência e importância desses projetos”, completou. A ideia é que as obras sejam realizadas dentro das comemorações dos 40 anos da paróquia.

São Francisco na rádio

Frei João Benedito afirmou que a estrutura da rádio web do Santuário está pronta, porém é necessário desenvolver a grade da programação para que ela entre no ar. Ele também informou que Frei Cristiano aceitou o desafio de coordenar a rádio e agradeceu ao movimento das Capelinhas de São Francisco pelo esforço em arrecadar verba para a construção da rádio e TV web da paróquia.

Novo ciclo do CPP

O Conselho Paroquial de Pastoral é um organismo representativo da comunidade paroquial que organiza e coordena as ações desenvolvidas na paróquia. Ele é formado por representantes do clero e das pastorais e movimentos da paróquia. A nova gestão do Conselho terá início em 20 de setembro, após a missa de envio realizada às 19h na nave superior do Santuário.