Santuario Sao Francisco de Assis

Temos um exército de anjos que combate a nosso favor

Há um santo da Igreja que certa vez afirmou que, para a máxima notícia, o máximo anjo. Com isso, quis dizer que Deus confia grandes missões, grandes batalhas aos anjos.

Texto: Patrícia Gomes

Fotos: Fernando Carlomagno

Mensagem Litúrgica

Celebrante: Frei Cristiano

Primeira Leitura (Dn 7,9-10,13-14)
Responsório (137/138)
Evangelho (Jo 1,47-51)

O exército celestial é representado por São Miguel e, por isso, a espada e a roupa de batalha. Sua missão é nos proteger das maldades do inimigo. Já Rafael significa “Deus cura”, pois todos os nomes que terminam com o sufixo “el” significam Deus cura.  E a missão de Deus é revelada por meio desses nomes. Gabriel, por sua vez, representa a força de Deus. Há um santo da Igreja que certa vez afirmou que, para a máxima notícia, o máximo anjo. Com isso, quis dizer que Deus confia grandes missões, grandes batalhas aos anjos. Não é qualquer missão, por isso, quando pedimos a intercessão de São Miguel devemos ter a certeza de que estamos pedindo algo grandioso, bem específico.

No evangelho de hoje, Jesus vê Natanael e diz algo muito bonito a ele, diz que ele é um homem de verdade, um israelita de verdade. Muitas vezes nós relativizamos a verdade, nós escondemos a nossa verdade, nossa fé e valores para sermos coniventes com os outros e assim sermos cúmplices da mentira. Peçamos a Deus a graça de arrancar toda mentira das nossas vidas, principalmente dos nossos relacionamentos. Procuramos respostas em tantos lugares, quando, na verdade, está em Deus. Ser católico de verdade deve ser meta de vida. Natanael era um homem de verdade, mas não significa que era perfeito, tinha fraquezas. Ser da verdade nas nossas vidas não significa que não teremos dificuldades e fraquezas. O pai da mentira é Satanás, por isso, a melhor a melhor oração é viver na verdade e ser sincero com Deus e com os que estão ao nosso redor. Escolhendo a verdade estaremos preparados para a luta.

Miguel e seus anjos venceram o dragão pelo sangue do cordeiro, por essa razão, para vencer o dragão, precisamos buscar o sangue do cordeiro na eucaristia. Se você viver seriamente o sacramento da confissão e do sacrifício da santa missa vai vencer a batalha. Resta pouco tempo e, por isso, o inimigo tem pressa de nos resgatar para ele. Quando vivermos a verdade e termos a reta intenção coisas maiores vamos testemunhar. O inimigo usa da falsidade, mas é claro naquilo que ele quer, ou seja, nos destruir. Com a graça de Deus, vamos derrotar o inimigo. Que São Miguel Arcanjo interceda por nós!