Conferência de São Francisco de Assis

vicentinos conferencia de sao francisco de assis

 

A  SSVP, Sociedade de São Vicente de Paulo é um movimento de leigos da Igreja Católica, fundado por Antônio Frederico Ozanam, na França em 23 de abril de 1833. Atualmente está presente em mais de 150 países em todos os continentes.

Seus membros são internamente chamados de confrades (os homens) e consócias (as mulheres) e ambos são conhecidos publicamente como vicentinos.

Cada país tem um livro de regra vicentina diferente, de acordo com sua realidade. No Brasil a participação é permitida apenas aos católicos romanos.

Os participantes se reúnem em unidades chamadas de conferências, cada uma colocada sob o patrocínio de um santo e registradas no nosso Conselho Geral Internacional, localizado em Paris, na França, cujo presidente, na atualidade é um brasileiro, paroquiano do Santuário, chamado Renato Lima.

A Conferência São Francisco de Assis, se reúne na sala 1, toda segunda-feira às 20h, atua na Vila Buritizinho, em Sobradinho II.

Nossas ações são desenvolvidas mediante visita semanal a famílias carentes, na Vila Buritizinho e na Vila Rabelo, em Sobradinho II, previamente cadastradas via sindicâncias feitas por grupos de membros in locum. Nessas visitas, buscamos, mediante o convívio semanal com nossos assistidos, as necessidades materiais e espirituais de todos os familiares. Em conjunto com eles, detectamos formas de ajudá-los a prosseguir suas vidas sozinhos de forma mais digna, mediante uma série de ações tais como: aposentadoria de pessoas com os pré-requisitos necessários, obtenção de auxílio saúde junto ao INSS, recolocação profissional de pessoas desempregadas, custeio de cursos profissionalizantes, acompanhamento e reforço escolar de crianças, doação de cestas básicas de suporte, orientação espiritual e encaminhamento para a regularização da vida sacramental da família, construção e reforma de casas, etc. Não fazemos acepção de pessoa, nem tentamos converter ninguém ao catolicismo.

A participação no trabalho vicentino vem de um desejo interior de prática da caridade, visando reconhecer Cristo na pessoa que sofre e procurando a promoção humana da pessoa, resgatando sua dignidade para que possa viver de cabeça erguida, progredindo na vida e lutando para conquistar tudo que desejar para si e sua família.

 

Como faz para participar dos vicentinos?

Basta nos procurar na sala 1 do Santuário, às segundas ou terças-feiras no horário de 20hrs para conversarmos. A partir daí, levantamos informações do candidato e ele começa a participar das reuniões e das visitas às famílias. Desta forma, a pessoa poderá participar na prática do exercício da caridade e receberá instruções acerca do trabalho. Temos, também, vários cursos de formação. Depois de um determinado prazo, que varia de pessoa para pessoa, se a pessoa desejar e não houver impedimento com relação à regra, ela é proclamada confrade ou consócia, podendo exercer todos os cargos eletivos dentro da SSVP.

 

Coordenador: Paulo Roberto