Cenáculo Mariano

cenaculo de maria

 

O que é o Cenáculo de Maria?
O Cenáculo de Maria é um Movimento da Igreja Católica, Apostólica, Romana que possui como característica o “primeiro anúncio” e que visa o esforço de colocar em prática o Evangelho de Jesus Cristo no ambiente onde vivemos. O nome Cenáculo vem do fato bíblico”, referência em Atos 1, 13-14: “Entraram na cidade e subiram para a sala de cima onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres — entre elas, Maria, mãe de Jesus”.
Origem: A 8 de Maio de 1972, o Pe. Stefano Gobbi participa de uma peregrinação à Fátima e na Capelinha das Aparições põe-se a rezar por alguns Sacerdotes, que para além de traírem a própria vocação, tentam formar associações rebeldes à autoridade da Igreja. Interiormente, uma força o impele a confiar em Maria. Servindo-se dele, como de um humilde e pobre instrumento, Nossa Senhora acolherá todos os Sacerdotes que aceitarem o convite para se consagrarem ao seu Coração Imaculado, para permanecerem fortemente ligados ao Papa e à Igreja a ele unida e conduzirem os fiéis ao seguro refúgio de seu Coração Materno. Formar-se-ia, assim, um poderoso exército, difundido por todas as partes do mundo e reunido, não com meios humanos de propaganda, mas com a força sobrenatural que brota do silêncio, da oração, do sofrimento e da fidelidade constante aos próprios deveres. Pe. Gobbi pediu, interiormente, a Nossa Senhora, um pequeno sinal de confirmação e Ela, antes do fim daquele mesmo mês, pontualmente lhe deu em Nazaré, no Santuário da Anunciação. Origina-se, o Movimento Sacerdotal Mariano desta simples e interior inspiração que, em Fátima, o Pe. Stefano Gobbi teve em oração. Mas, como se concretizaria isto? Em outubro do mesmo ano, tentou-se um tímido encaminhamento, com um encontro de oração e amizade entre três Sacerdotes na paróquia de Gera Lario (diocesede Como): deu-se notícia deste Movimento em alguns jornais e revistas católicas. Em março de 1973 eram cerca de quarenta os sacerdotes inscritos. Em setembro do mesmo ano, dos oitenta padres já inscritos, 25 participaram no primeiro encontro nacional em São Vitorino, próximo de Roma. Em 1974 iniciaram-se os primeiros cenáculos de oração e fraternidade entre os sacerdotes e fiéis; progressivamente, difundiram-se na Europa e em todas as partes do mundo. Até ao final de 1990, o Pe. Stefano Gobbi visitou várias vezes os cinco continentes, para presidir aos cenáculos regionais, completando 600 voos de avião além de numerosas viagens de carro e comboio. E fez 1.446 cenáculos, dos quais 693 na Europa, 485 na América, 97 na África, 91 na Ásia, e 80 na Oceania. Isto constitui uma prova da admirável difusão do Movimento por todo mundo, durante estes anos.


AS QUATRO PROMESSAS
Nossa Senhora fez quatro promessas às famílias· que fizerem o cenáculo:
1) Abençoará o casal e cimentará o seu amor mútuo, defen¬dendo-os contra as chagas do divórcio, da separação e da infidelidade;
2) Salvação das almas dos filhos, defendendo-os de todos os perigos de se perderem;
3) Cuidará de todas as suas necessidades materiais e espi-rituais, pois Nossa Senhora é nossa Mãe, pensa em tudo;
4) Durante o período do castigo promete proteger a família com o Seu manto, contra todos os males.

 

COMO FAZER O CENÁCULO COM MARIA
1) Iniciar o Cenáculo sempre com a oração que Nossa Senhora nos ensinou em sua mensagem de 7-6-81, na Festa de Pentecostes:
"VINDE, ESPÍRITO SANTO, VINDE POR MEIO DA PODEROSA INTERCESSÃO DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, VOSSA AMADÍSSIMA ESPOSA". (3X)
2) Reza do terço, meditando os mistérios, diante de uma imagem de Nossa Senhora. No final rezar pelo papa e suas intenções - um Pai-nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai e uma Ave-Maria pelo Pe. Gobbi. Os cânticos são livres e podem ser intercalados durante o Cenáculo. Ex.: A 13 de maio, Maria de Nazaré etc.
3) Leitura de uma mensagem do Livro Aos Sacerdotes, filhos prediletos de Nossa Senhora. Segue-se um breve comentário. Mas "não faz parte do espírito dos nossos encontros passar o tempo a ouvir sábias conferências: haveria o perigo de transformar o Cená¬culo em Academia e a Fraternidade em polêmica" (Pe. Stefano Gobbi, Circular 19).
4) Um pouco de catecismo (nos cenáculos familiares, de jovens e de crianças). Usar o novo Catecismo da Igreja Católica.
5) Fraternidade: troca de experiências para que nos conheça¬mos, nos ajudemos mutuamente a irmos adiante e nos amemos sempre mais.
6) Ato de consagração ao Coração Imaculado de Maria (usar sempre a consagração que se encontra logo abaixo). É o ato mais importante do Cenáculo, através do qual nós entramos no Coração Imaculado de Maria para ali encontrar conforto, amor, luz, graça, paz, fé e a segurança do refúgio seguro que nos protege e defende de todos os perigos. Se na conclusão do cenáculo houver celebração da santa missa, o Ato de Consagração deve ser feito antes do ofertório.

Ato de Consagração ao Imaculado Coração de Maria (Para Religiosos e Fiéis que aderiram ao Movimento Sacerdotal Mariano)

Virgem de Fátima,/ Mãe de Misericórdia,/ Rainha do Céu e da Terra,/ Refúgio dos pecadores,/ nós aderindo ao Movimento Mariano,/ consagramo-nos de modo especialíssimo ao vosso Coração Imaculado./ Com este ato de consagração/ pretendemos viver, convosco/ e por meio de Vós,/ todos os compromissos/ assumidos na nossa consagração batismal./ Comprometemo-nos, igualmente,/ a realizar em nós/ a conversão interior/ tão pedida no Evangelho,/ a qual nos liberte de todo apego a nós mesmos/ e dos compromissos fáceis com o mundo,/ para estarmos, como Vós, sempre e unicamente/ dispostos a fazer a vontade do Pai./ E enquanto pretendemos confiar-Vos, a Vós/ Mãe dulcíssima e misericordiosa,/ a nossa vida e vocação cristã/ para que tudo disponhais/ para os vossos desígnios de salvação/ nesta hora decisiva que pesa sobre o mundo,/ comprometemo-nos a vivê-la/ segundo os vossos desejos/ em particular em um renovado Espírito de Oração e de Penitência,/ na participação fervorosa na celebração da Eucaristia,/ no apostolado,/ na reza diária do santo terço/ e num modo austero de vida,/ conforme ao Evangelho,/ que a todos dê bom exemplo/ de observância da Lei de Deus/ e do exercício das virtudes cristãs,/ especialmente da pureza./ Prometemo-Vos, ainda,/ mantermo-nos unidos ao Santo Padre,/ à Hierarquia e aos nossos sacerdotes,/ de modo a opormos uma barreira/ à onda de contestação do Magistério,/ que ameaça a Igreja até aos fundamentos. Debaixo do vosso amparo/ queremos tornar-nos apóstolos/ desta hoje tão necessária união de Oração/ e de amor ao Santo Padre,/ para quem suplicamos a vossa especial proteção./ Prometemo-Vos, por último,/ levar quanto nos for possível,/ as pessoas com as quais entrarmos em contato/ a renovar a sua devoção para convosco./ Conscientes de que o ateísmo/ fez naufragar na fé, grande número de fiéis,/ de que a dessacralização entrou no templo santo de Deus,/ de que o mal e o pecado inundam cada vez mais o mundo,/ ousamos levantar confiantes os nossos olhares para Vós,/ Mãe de Jesus e Mãe nossa,/ misericordiosa e poderosa,/ e ainda hoje invocar,/ e esperar de Vós,/ a salvação para todos os vossos filhos,/ ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. (com aprovação eclesiástica)

7) Ação de Graças: após a comunhão, dizer a Jesus o que Nossa Senhora nos ensinou na mensagem "Mãe da adoração e da reparação", de 21 de agosto de 1987: "Jesus, TU és o nosso amor; Jesus, Tu és o nosso único grande amigo; Jesus, nós te amamos; Jesus, nós estamos apaixonados por Ti".

 

Quem pode participar?
Qualquer pessoa que deseje experimentar algo diferente em sua vida, ou seja, todos que trabalham em comunhão com a Igreja Católica são convidados a participar: sacerdotes, pastorais, grupos de oração, apostolados e missionários.

 

Por que existe o Cenáculo?
O Cenáculo faz parte do Movimento Sacerdotal Mariano - (MSM), reconhecido e realizado em todo o mundo para rezar pelos sacerdotes e formar com eles um grupo de oração consagrado ao Imaculado Coração de Maria.
Nas mensagens, dirigidas especialmente aos sacerdotes, Maria convida toda a humanidade a consagração ao seu Coração Imaculado, por meio da conversão, do amor, da oração e da penitência, e anuncia a purificação da Igreja e do mundo e a segunda vinda de Jesus. Em algumas mensagens Nossa Senhora diz: "Vão muitas almas para o inferno, pelo fato de não haver quem se sacrifique e peça por elas, falei a Lúcia, Francisco e Jacinta quando lhes apareci em Fátima. Hoje digo-vos: quantas almas podereis vós livrá-las do fogo do inferno e mandá-las para o céu, se todos os dias, em união comigo, rezarem e se sacrificarem por elas." (13/08/1982). Nossa Senhora pede que façamos os cenáculos, pois, através do Ato de Consagração, feito no final, entramos dentro do seu Coração Imaculado, para lá nos prepararmos, em oração, para recebermos o Espírito de Amor, o Espírito Santo. Cenáculo é um Movimento, onde todo o grupo está integrado e atuando na comunidade paroquial e na sociedade para formar um mundo melhor, baseado nos ensinamentos de Cristo e da Igreja e nos preparando para a segunda vinda de Jesus.
O Movimento Sacerdotal Mariano, dentro do seu carisma específico, com os desafios dos tempos atuais, tem a missão de levar o homem até Deus. Cada membro, a exemplo de Maria, deve trabalhar e rezar pela santificação do mundo, para que ele seja diferente, melhor.
Quanto mais a comunidade católica se envolve e vive os Cenáculos, mais se aflora o entusiasmo em viver as iniciativas da igreja, com verdadeiros encontros de fraternidade, oração e louvor a DEUS.

Qual a finalidade do Cenáculo?
Atender ao pedido de Nossa Senhora para que façamos Cenáculos entre crianças, Jovens e famílias. O Cenáculo com Maria tem como finalidades: a Consagração ao Imaculado Coração de Maria, a união ao Papa e à Santa Igreja Católica e o compromisso de conduzir os fiéis para uma vida de entrega confiante a Nossa Senhora. Além de rezar pelos sacerdotes e pelo Santuário, também rezar pelos que necessitam; formar grupos de oração consagrado ao Imaculado Coração de Maria; evangelizar, através da reza do terço, sobretudo, pelas famílias que precisam de ajuda espiritual.


Como faz para participar?
Nos reunimos todos os sábados, das 9h às 12h30, na Cripta do Santuário São Francisco de Assis.


Venha participar conosco!


Coordenadora: Marie Louise Z. Anjos